1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

BlogJogos Políticos na Lehman Brothers

Jogos Políticos na Lehman Brothers

Philip Read

Lehman_BrothersComo a quebra da Lehman Brothers acabou de completar um ano, achei importante refletir sobre as causas de seu colapso. Muitas explicações foram apresentadas, mas um ângulo importante foi deixado de lado. A Lehman Brothers participava ativamente de quatro jogos, praticados regularmente por seus administradores nos últimos dois anos.

 “Culpa”

Em vez de enxergar seus erros e corrigi-los, despenderem muito tempo atribuindo a culpa de suas agruras a outros. Mesmo após a falência, Fuld continuava a culpar terceiros.
“Exibindo uma indesculpável carranca, Fuld gastou três horas esta semana explicando ao Congresso que não foi por sua culpa que a instituição de 158 anos evaporou sob sua gestão. Como um franco atirador, culpou o Federal Reserve, os responsáveis por vendas a descoberto, a falta de confiança “sistêmica”, a mídia sensacionalista e a regulamentação inconsistente”.


 “Sem Más Notícias” e “Mate o Portador”

Dados negativos nunca foram considerados ao valor nominal, e quem assim os considerava era punido.
“Fuld usou essa agressividade para consolidar sua reputação de diretor executivo mais bem sucedido no setor bancário e um dos líderes corporativos mais respeitados da América. Mas o estilo também incluía as sementes do desastre. Deixava claro que ninguém deveria, nem poderia, contestar o chefe caso seu julgamento fosse equivocado ou caso as coisas começassem a dar errado”.


“Velho Herói de Guerra”

Foi dito inúmeras vezes à organização que já haviam enfrentado tempestades assim e que haviam saído delas mais fortalecidos, e que não havia necessidade de mudanças nem de pânico. Meses antes do colapso, Fuld tinha compradores para a Lehman Brothers mas recusou-se a considerá-los alegando que “a companhia era independente e tinha “ressurgido das cinzas” mesmo em tempos muito difíceis, e que esta era “apenas uma fase difícil”.

 

Os Jogos Políticos nas Empresas podem causar danos reais à subsistência daqueles que delas dependem – acionistas, empregados, fornecedores. Há necessidade ainda maior de compreender e minimizar seu impacto.

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture