1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

Jogos do MêsCarreira Movida a Barulho

Carreira Movida a Barulho

Big_Splash_Career_HopperNeste jogo, um gerente, ainda novo em uma função, tem uma “grande ideia” que será trombeteada como radical (para uma mudança ampla e rápida) e bem-sucedida (quando avaliada num prazo bem curto) e que justificará sua rápida promoção, da função atual para outra (ascensão na carreira), antes de o fracasso dessa grande ideia acabar por pegá-lo. Em muitos casos, a mudança não foi muito bem digerida e a preocupação durante o processo volta-se menos para os empregados dela encarregados do que para sua forma de apresentação e promoção junto à alta administração (que pode gostar do tom “ambicioso” e “energético” da iniciativa). Esse jogo pode naturalmente ser jogado em série, e constituir parte significativa da carreira de alguém, embora muitas vezes acabe mal se a pessoa permanecer no mesmo posto por um período maior de tempo.

Exemplo: Lydia, gerente de um grupo de marketing, ficou em determinado cargo apenas por algumas semanas, quando determinou que o que seria realmente importante para “dar uma balançada” na equipe era uma grande mudança no gerenciamento por categoria* de determinada área. Ela investiu bastante tempo com consultores, preparando os slides de apresentação, com a qual pretendia vender a ideia para o chefão de marketing, bem como para utilizar todas as oportunidades de comunicação interna para convencer outros tomadores de decisão. Entretanto, ela negligenciou o envolvimento da própria equipe nessa ideia e, assim, perdeu um importante feedback do mercado, que teria indicado a necessidade de adotar uma abordagem diferente. Por ter esquecido de explicar a fundamentação lógica da mudança junto à sua equipe, eles não aderiram à ideia. A mudança foi implantada sob coação (e, devido a isso, muita gente que estava realmente preocupada em ser ouvida foi posta de lado), e Lydia pôde vender o programa como algo de sucesso, antes de sua implementação. Logo depois, Lydia estava em busca de outro segmento – ela poderia “fazer o mesmo por eles” – e, em menos de 12 meses, foi transferida, antes que se pudessem colher quaisquer resultados concretos do programa.
Clique aqui para ver todos os Jogos do mês

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture