1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

Jogos do MêsProjetos Especiais

Projetos Especiais

projetos_especiaisO chefe não quer demitir alguém (por motivos financeiros, por medo de ações trabalhistas ou pela eventualidade de qualquer outra forma de cha¬teação) e então promove ou transfere essa pessoa para um “projeto especial” (posição que os japoneses chamam de “olhar pela janela”), tirando-a, assim, de alguma posição de influência. Eis por que muitas empresas estão cheias de mortos-vivos – pessoas que permanecem anos no emprego, mas nunca conquistam nada, e fingem-se de mortas para não criar problema algum com ninguém. O jogo dos Projetos Especiais tem um tremendo impacto negativo sobre a produtividade, impacto muitas vezes invisível, porque essas pessoas desempenham funções sem importância, embora pareçam estar contribuindo. Parte do jogo dos Projetos Especiais destina-se a criar a ilusão de que aquelas pessoas ainda estão ativas e são úteis à empresa, quando, na verdade, foram jogadas para escanteio.

Exemplo: Jim foi contratado recentemente como executivo de uma fábrica de produtos de lazer, de médio porte, vindo de uma empresa menor que fora drasticamente devastada por um processo de discriminação no trabalho, movido por uma mulher que alegava não ter obtido promoções por se ter recusado às propostas de sedução de seu chefe. Jim acreditava que esse chefe não fizera as tais propostas, e que a mulher inventara a história, mas isso o levou a começar a jogar Projetos Especiais em sua nova empresa. Nessas circunstâncias, pareceu a Jim que Sara, uma das subordinadas diretas que ele herdara, uma mulher de 62 anos, não estava trabalhando tanto quanto seus colegas. Ao mesmo tempo, Jim calculou que essa mulher era potencialmente vingativa, e não quis demiti-la para não assumir o risco de uma ação legal. E, por isso, Jim a encarregou de um projeto que levaria mais de um ano para ser implementado, e tirou-a das operações diárias de sua unidade. Para fazer com que essa transferência se concretizasse, Jim gastou bastante tempo para convencer o próprio chefe de que Sara tinha os requisitos necessários ao projeto, e foi obrigado a preencher uma grande papelada solicitada por RH. Pior ainda: deixou Jim com uma equipe incompleta, o que trouxe consequências negativas para sua produtividade.

Clique aqui para ver todos os Jogos do mês

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture